A Reputação Corporativa na Internet

A reputação corporativa 2.0 possui algumas particularidades se levarmos em consideração que o modelo de comunicação nos meios tradicionais era, na maior parte do tempo, unidirecional (o meio emitia as mensagens e o público era mero receptor). Administrar a reputação corporativa muda no entorno da Web 2.0 que permite uma comunicação bidirecional, em que a audiência é participativa, e os usuários publicam conteúdos criado por eles mesmos, ou inclusive, distribuem conteúdos alheios Criando, com isso, um fluxo de atividade importante sobre a marca.

Segundo Cutlip y Center, a gestão estratégia da comunicação passa por 4 fases: pesquisa de mercado, planificação, execução e avaliação de resultados. Abaixo vamos analisar qual foi a contribuição da internet em cada uma dessas fases.

Pesquisa de Mercado

  • Moritoramente Constante – Essa ação possibilidade o profissional de comunicação reagir imediatamente diante das conversações que estão sendo geradas pelos usuários sobre sua marca. Para exemplificar vou sugerir duas ferramentas: Search Twitter e How Sociable
  • Acesso a Informação – Já não é necessário o envio de um documento, informe, livro ou artigo através do correio convencional, basta consultar o conteúdo online que você tem acesso a informação desejada. É importante ressaltar que a internet não é um meio superficial em si, como muitos classificaram, senão que, como tudo na vida, depende do uso que é feito.

Planificação

  • Alcance global – É uma rede mundial, por isso deve haver uma preocupação em oferecer um site acessível e que atenda a padrões de usabilidade internacionais.
  • Segmentação até a individualização – Não se deve comunicar a uma grande audiência e sim a uma audiência formada por muitos indivíduos. Possibilita aplicações de práticas como o Behavioral Targeting.
  • Custo Reduzido – O custo não é reduzido em termos de valores e sim quando se compara o investimento real com o impacto conseguido.

Execução

  • Criatividade – É um meio que oferece infinitas possibilidades e está em contínua evolução.

Avaliação de Resultados

  • Rapidez na quantificação da eficácia da campanha – Permite saber em tempo real qual é a reação do público.

É uma exigência do mercado que as empresas tenham presença na Internet, por isso é imprescindível que se entenda que para conquistar uma boa reputação 2.0 a comunicação deve ser menos massiva e mais pessoal. Não basta apenas ter um site, é preciso ir ao encontro do público, e nesse sentido a forma mais eficaz que dispomos hoje em dia são as mídias sociais.

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4 Comments

    1. Por supuesto, pero en internet tenemos un ambiente distinto a los medios tradicionales, ahora una buena política de comunicación corporativa es evaluada directamente por los usuarios. La clave es saber trabajar esa participación y hasta estimularla.

      Gracias por la participación. Saludos cordiales.

      Responder

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