Mix do Marketing Digital – 4E`s

No final do ano passado o pessoal da Ogilvy lançou um novo conceito no mercado, partindo de uma analogia entres os velhos conhecidos do Marketing tradicional 4P`s e a nova ferramenta de marketing os 4E`s, que pretende fisgar o usuário pela emoção. Esse novo composto do marketing tem como principal objetivo ir ao encontro do público em tempo real com  mensagens humanistas e transparentes.

1º E – Experience

Em um mundo extremamente competitivo, oferecer apenas o produto não é mais suficiente, é preciso criar uma experiência com a marca. Uma maneira simples de converter sua marca em experiência é unindo informação a entretenimento, resultando de uma certa forma, em valor agregado e diferenciação do seu produto/serviço.

2º E – Exchange

O intercambio de informações com o público pode ser extremamente benéfico para a marca no sentido de aprender e conhecer os assuntos que mais atrai seus consumidores (potenciais e reais), facilitando assim, a criação de mensagens efetivas. Calcule o valor do seu consumidor.

3º E – Everyplace

Em um mercado no qual os hábitos de consumo não são predominantemente lineares, é imprescindível usar de práticas publicitárias inovadores, para que sua mensagem chegue ao destino.

4º E – Evangelism

Usuários satisfeitos com a experiência se dedica mais a recomendar e se converte em bons advogados da marca. A defesa é o principal argumento de uma marca e a ajuda recebida através do boca-a-boca é mais potente.

A base do mix de marketing mudou, por isso acredito que seja impossível elaborar um bom planejamento digital utilizando somente as variáveis dos 4P`s. A forma de consumir a informação mudou, e seguramente, não voltará a ser como era antes. E enquanto os profissionais de comunicação não entender isso, continuarão criando campanhas belíssimas para a web, mas que acabam não gerando os resultados esperados por serem criadas com os vestígios dos meios tradicionais.

Anúncios

2 Comments

  1. Hola, Danila! El Enhorabuenísima por el Blog! Yo no entiendo interesante de estos temas pero de lo que hablas es muy interesante y tiene una estupenda exposición visual.

    Tienes mucha razón cuando dices que la web ha revolucionado por completo el mundo del marketing aunque es verdad que muchas empresas no aprovechan la oportunidad y reproducen los viejos modelos. Recuerdo que durante la promoción de la película de y para adolescentes “Fuga de cerebros” toda la publicidad iba en trailers de televisión. Por supuesto, la publicidad no dio los resultados esperados, deberían saber que los jóvenes ya no ven televisión y que la mejor publicidad para la plícula debería haber sido Facebook o Tuenti.

    Saludetes

    Responder

  2. Muchas gracias Natalia por tu comentario, ya veo que no has tenido problema en leer en portugués. Pues, las clases de latín te sirvió para algo.ajajajaj. Besitos

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s