Moderador, Community Manager e Analista de Mídias Sociais: Juntos, mas não misturados.

Tenho investigado muito sobre as funções de um profissional de comunicação nas mídias sociais e, apesar de não existir grandes referências bibliográficas sobre esse tema, percebo que até mesmo na prática ocorre uma certa confusão entre os envolvidos nesse dilema para chegar a um consenso e dar “nomes aos bois”, se assim podemos dizer.

Seguramente parte da incerteza sobre funções, formação, habilidades e até mesmo com o título profissional propriamente dito, parte do fato que essa é uma área muito nova e que ainda não terminamos de entender todas as suas possibilidades. Por isso, existem pessoas que se auto-intitulam analista de mídias sociais, mas que não sabem explicar exatamente o que isso significa.

Talvez outro agravante para essa incerteza decorre da amplitude do marketing nas mídias sociais, que engloba publicidade, venda, atendimento ao cliente, fidelização, comunicação corporativa, desenvolvimento de produtos, pesquisa de mercado, etc. Por isso, vou tentar esclarecer humildemente o que tenho entendido por moderador, community manager e analista de mídias sociais, após uma conversa com minha amiga Alba Calvillo que investiga ativamente esse assunto.

· Moderador – Tem como principal tarefa zelar pela qualidade do conteúdo gerado pelos usuários, comprovando se cumprem as regras de conduta de uma comunidade ou canal de comunicação, para evitar que haja problemas de convivência entre seus membros. Pode também servir de dinamizador que seria um membro mais que estimula os debates, participa ativamente, ajudando que a comunidade se mantenha viva.

· Community Manager – É o profissional responsável por sustentar, acrescentar e, de certa forma, defender a relação da empresa com seus clientes no âmbito digital. Portanto, deve entender que estratégias tem que seguir para construir relações em torno da marca e manter interações pessoais com os membros da comunidade da marca que representa. Suas ações estão baseadas nos planos de comunicação clássicos. Analisa os stakeholders, objetivos, estratégias, mensagens, canal dentro da internet e ações que irão desenvolver.

· Analista de Mídias Sociais – A principal diferença com o Community Manager é o conceito de comunidade. Ou seja, podem utilizar esses canais para propor estratégias de marketing (desde promoções a campanhas), mas não buscam necessariamente criar ou manter uma comunidade em torno de uma marca. Seu ponto de vista é mais corporativo e menos usuário.

Esse é um tema bastante interessante, e pretendo seguir abordando em futuros posts detalhando mais os requisitos técnicos de cada um, habilidades pessoais, formação profissional, etc. Como são conceitos bastantes novos deixo aberto a discussões. Vocês sempre podem concordar, discordar ou completar as informações que tenho postado. Sintam-se a vontade.

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4 Comments

  1. Sinceramente, acredito que as funções possam ser misturadas, sim. Até pouco tempo, o único termo era “evangelista”, pois as mídias sociais ainda não estavam consolidadas – então, cabia ao profissional, além de fazer todo o planejamento e gestão delas, convencer clientes internos e externos a aderí-las.

    Na minha opinião, o termo Analista pode englobar as três funções descritas. Caso haja muito conteúdo, um profissional focado apenas como Moderador é necessário; assim como havendo muita interação direta, um Community Manager também se faz necessário. Neste caso, o Analista teria um foco mais estratégico, analisando relatórios, estatísticas e definindo planos de ação.

    De qualquer forma, parabéns pelo artigo e boa sorte em sua pesquisa. Tenho certeza de que muitos têm interesse no assunto e sua iniciativa contribui bastante para a evolução deste debate.

    Responder

    1. Oi Atila, desculpa a demora em te responder. Concordo contigo, uma pessoa apenas pode exercer as três funções dependendo do porte da empresa que ele trabalha ou da quantidade de clientes que ele atende como consultor. O mercado de marketing em mídias sociais ainda está em desenvolvimento, e por isso existe uma carência quanto a encontrar profissionais capacitados para desenvolver uma boa estratégia nesse novo canal de comunicação. Por isso, o que vem acontecendo é isso mesmo, uma pessoa se encarrega de fazer tudo, mas acredito que essa realidade mudará a partir do momento que aumentar a demanda por esse tipo de serviços e houver uma melhora na oferta de cursos de formação para essa área.

      O que vejo em empresas de maior porte aqui na Espanha é um pequeno núcleo dentro dos setores de marketing encarregado das mídias sociais. Nesses casos existem funções bem definidas para cada profissional.

      Muito obrigada pela sua participação, espero que continue acompanhando meus posts.

      Bjs,

      Responder

      1. Eu que lhe agradeço por compartilhar seus pontos de vista, muito bem construídos, e por ser tão receptiva. Pode ter certeza de que não serei apenas um a acompanhar seu espaço.

        Sobre o tema, espero que realmente todos enxerguem que, em muitos casos, o trabalho com mídias sociais é sério e por vezes requer mais do que apenas um profissional para manter o bom nível do trabalho.

        Talvez esta mudança aconteça primeiro por aí, onde (acredito) os gestores são mais atualizados e têm menos medo de investir em novos caminhos (que eles não conhecem muito bem).

        Bjs!

  2. Prezada Danila Dourado,
    Parabéns pelo blog!
    Está muito criativo e rico de informações. Gostei da apresentação visual e principalmente das informações, pois nos revela que realmente conhece todos os conteúdos que informa com uma profundidade muito consistente.
    Continue nos informando, pois pessoas como você que se dedica a postar artigos bem elaborados está difícil encontrar na internet.
    Mais uma vez lhe parabenizo pelas excelentes produções.
    Muito sucesso!
    At.:
    Profª doutoranda Gisele Márcia

    Responder

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