Pós-Graduações em Comunicação e Marketing Digital no Brasil

Resolvi fazer um levantamento de todas as pós-graduações em Marketing Digital que existem pelo Brasil, após observar em comunidades e fóruns da internet a repetição de perguntas sobre o tema. Realizei uma busca minuciosa no nosso amigo Google, mas caso tenha esquecido de mencionar alguma, por favor, me envie e-mail ou comentário aqui mesmo no blog. Quanto mais completo o post, mais relevante será a informação. Abaixo segue a lista por estados brasileiros.

 

RIO DE JANEIRO

Gestão Estratégica de Marketing Digital

IGEC – Instituto de Gestão e Comunicação | 400h

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: Antropologia e Comportamento do Consumidor, Comércio Eletrônico, Conversão 2.0, Direito Eletrônico e Propriedade Intelectual, Experiência do e-cliente, Gestão de Tecnologias Internet, Inteligência Digital, Marketing de Busca, Marketing de Serviços, Redes Sociais, etc.

Endereço: http://igec.com.br

_____________________________________________________

Pós-Graduação em Marketing Digital

ESPM-RJ | 360 horas

Pré-requisitos: Graduação em qualquer área, Dois anos de experiência em marketing digital, Leitura em inglês,

Processo Seletivo: Análise do currículo e Entrevista pessoal

Principais Disciplinas: Ambiente de Negócios Globalizado; Fator Humano; Estratégias Empresariais; Estruturas e Processos; Marketing Estratégico; Revolução Digital – O que muda no mundo / Casos; Database Marketing; E-commerce (B2C e B2B); Mídia Online (portais, blogs, viral e buscadores); Marketing de Serviços; E-business: Conceitos e Casos; Marketing de Relacionamento; Design e Criação Digital; Internet Móvel; Gestão da Informação; Gestão Financeira; Plano de Marketing Digital

Endereço: Av. Rio Branco, 53, Centro – 20.090-004 – Rio de Janeiro 
Inscrições e informações: www.espm.br

_____________________________________________________

Pós-Graduação em Gestão em Marketing Digital

FACHA – RJ | 360 horas

Pré-requisitos: Ter terminado a graduação.

Processo seletivo: Preenchimento do formulário de inscrição, análise de currículo e entrevista.

Principais Disciplinas: Planejamento e Marketing Estratégico, Inteligência de Mercado, Planejamento de Comunicação, Gestão de Contas, SuperCase, Marketing de Relacionamento Online, Optimização em Mecanismos de Busca, Comunidades e Relacionamento, Gestão de Conteúdo, Usabilidade e a Experiência do Usuário, Gestão do Conhecimento, E-commerce, Webdesign e a Marca na internet, Conteúdo Gerado pelo Usuário: Blogs, Podcasts, Criatividade na Web, Sem trabalho Monografia.

Endereço: Rua da Matriz, 49 – Botafogo
Inscrições e informações: www.facha.edu.br

_____________________________________________________

Pós-graduação em mídias digitais e interativas

Senac Rio | 360h

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: cibercultura e economia digital – modelo de negócios e empreendedorismo – planejamento do projeto -produção e edição de textos – criação e produção de audiovisual – comunicação visual e informacional -conteúdo e interface para mídias digitais – estratégias de marketing digital – desenvolvimento e implementação de projetos – métricas para análise de produtos.

Endereço: http://www.rj.senac.br/

_____________________________________________________

Pós-Graduação  Marketing Digital

Infnet Instituto – RJ | 440h

Pré-requisitos: Ter terminado a graduação.

Processo seletivo: preenchimento do formulário de inscrição, análise de currículo e entrevista.

Principais Disciplinas: Midias Digitais, Cibercultura, Processos de Comunicação, Tecnologias para o Ambiente Digital, Redação e Gestão de Conteúdo, Planejamento de sites institucionais e hotsites promocionais, Search Engine Marketing, Mídias do Marketing Direto, Web Analytics, e-Branding, mídia on-line e mídias sociais, Planejamento de Marketing Estratégico, A Internet e a Estratégia Competitiva, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor Online.

Endereço: Rua São José, 90/2º piso – esquina com a Av. Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2122-8800 e informações: www.infnet.edu.br

 

 

SÃO PAULO

I-MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Interativo

I-Group/ FIT – SP | 360 horas

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Entrevista via vídeo conferência Web

Principais Disciplinas: Planejamento Web, Usabilidade e Experiência do Usuário, Marketing Digital e Interativo, Mobile Marketing, Mídias emergentes, Métricas e Indicadores de Resultados, TV Interativa, Direito Digital

Endereço: Salas em 12 cidades brasileiras. Sede na Av. Pedroso de Morais, 2188 – Pinheiros – São Paulo – SP 
Inscrições e informações: I-Group: www.i-group.com.br ; 11 3816 4881 ; contato@i-group.com.br

_____________________________________________________

MBA em Marketing Digital e Redes Sociais Web

Unimonte – Santos – SP | 440h

Pré-requisitos: Diploma graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: Gerência de Negócios 
Seminário de Integração; Governança e Estratégia Empresarial; Inteligência Competitiva; Economia e Mercado Financeiro; Finanças Corporativas; Gestão de Pessoas; Marketing; Marketing Digital e Redes Sociais Web 
Redes Sociais Web; Negócio e Comércio na Era Digital; Legislação e Ética na WEB; Gestão Integrada da Comunicação Multi Canais e Métricas Web de Desempenho; Mídias Digitais – aplicações, portabilidade e convergência; Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO); Comportamento do Usuário Web, Ergodesign e Usabilidade.

Endereço: Rua Bras Cubas, 344 – Vila Mathias
Santos – SP
(13) 3228-2100 e informações www.unimonte.br

_____________________________________________________

Gestão e comunicação em hipermídia

Unicid – SP

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: Mundo Digital e Comportamento do Consumidor
- Arquitetura de Informação
- Webwriting e Usabilidade
- WebDesign e Usabilidade
- Métricas SEO/SEM- Planos de Mkt Digital, Mídia On-line e Soluções Mobile
- Soluções Corporativas
- Gestão do Conhecimento e Mídias Sociais
- e-commerce
- Gestão de Projetos PMI
- Gestão de projetos Digitais

Endereço: www.cidadesp.edu.br

_____________________________________________________

Pós-graduação em gestão integrada da comunicação digital

ECA/USP |

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo, entrevista, prova

Principais Disciplinas: Comunicação organizacional na era digital, Teoria da comunicação e gestão simbólica dos processos comunicacionais, Ética das interações, Cibercultura: a sociedade em rede e as mídias interativas, Marketing digital, Planejamento da comunicação em redes sociais, Ambientes interativos e os impactos nos usuários, Criação e recepção no mundo digital, Economia da informação e modelos de negócios, Semiótica da marca, Desenvolvimento de projetos web 2.0, Design de hipermídia, Arquitetura da informação e usabilidade, Narrativa textual hipermídia, Narrativas audiovisuais e para dispositivos móveis, Metodologia da pesquisa em comunicação digital, Práticas educativas e didáticas, Projeto de monografia.

Endereço: http://www.digicorpecausp.net/

_____________________________________________________

Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

Senac SP | 366 horas

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: N/A – Metodologia: O curso inclui aulas expositivas teóricas, práticas, estudo de casos, seminários e palestras, pesquisas bibliográficas, debates em sala de aula, projetos experimentais e workshops com profissionais da área. Ao longo do curso, os alunos desenvolvem seus projetos, monografias ou estudos de caso, trabalho intensificado após o término das disciplinas. Na nova etapa, de três meses, o aluno recebe orientação de professores especializados no tema escolhido.

Endereço: http://www.sp.senac.br

 

BAHIA


Especialização em Marketing Digital

Faculdade Adventista da Bahia – BA | 420h

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas:

Componente C/H: Seminário de Integração e Pesquisa I 10 E-commerce e webeconomia 20 Teorias da comunicação e novas mídias 20 Comportamento do consumidor on-line 20 Princípios de marketing digital 20 Inteligência de mercado em ambientes digitais 20 Arquitetura de informação e usabilidade 20 Web analytics e métricas de marketing 20 Monitoramento e análise de mídias sociais 20 Planejamento e gerenciamento de marketing digital 20 Criação estratégica e gestão de conteúdo 20 Planejamento de mídia online 20 Marketing em mídias sociais 20 Relações públicas em ambientes digitais 20 Marketing de busca 20 Marketing viral 20 Marketing direto digital 20 Painel de novas tendências em marketing digital 20 Seminário de Integração e Pesquisa II 10 Total 360 TCC 60 Total 420

 

Endereço: http://www.adventista.edu.br/2011/2/2/Pagina3559.htm

_____________________________________________________

 

Pós-graduação em Marketing e Publicidade Digital

Faculdade 2 de Julho – BA | 360h

Pré-requisitos: Ter terminado a graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: Novas tecnologias em comunicação; Ambientes Hipermídia e Conteúdo Colaborativo; Conteúdo e Arquitetura de Informação; Design e Usabilidade; Criação e Planejamento de Mídia Digital; Tópicos Avançados em Comunicação e Novas Tecnologias; Marketing Digital e Comércio Eletrônico; Ética, Privacidade e direitos autorais na Internet; Mobile Marketing; Produção e edição de mídias digitais; Docência para a Educação Superior; Metodologia do Trabalho Acadêmico.

Endereço: Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Av. Leovigildo Filgueiras, 81, Garcia Salvador-Bahia 
Fone: (71) 3114-3412 
paulareis@f2j.edu.br e informações www.f2j.edu.br

 

PARAÍBA

Gestão Estratégica da Comunicação Digital

Solaris Cursos | 420h/aula

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: preenchimento do formulário de inscrição e análise de currículo.

Principais Disciplinas: Cibercultura: a sociedade em rede e as mídias digitais interativas, Comportamento do consumidor 2.0, Economia Digital, Gestão de negócios na era digital, Gestão de Relacionamento em Midias digitais interativas e Redes sociais, Planejamento de Comunicação para Midias digitais interativas e Redes Sociais Online, Estratégias para Marketing digital, Modelos de negócios para a web semântica do futuro, Web Analytics,Web Metrics, Search Marketing e Otimização para Mecanismos de Busca, etc. Abaixo segue quadro de professores, do qual faço parte:

Endereço: www.solariscursos.com.br

_____________________________________________________

 

MBA Marketing Digital

Faculdade iDez| 420h

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: preenchimento do formulário de inscrição, análise de currículo e entrevista.

Principais Disciplinas: Marketing Digital (12 horas), Redes Sociais e Cibercultura (24 horas), Marketing de Serviços (24 horas), Comportamento do Consumidor (36 horas),  Marketing Estratégico (24 horas), Pesquisa em Marketing Digital e Redes Sociais (24 horas), Inteligência de Marketing Digital (24 horas), Planejamento Estratégico de Marketing Digital (24 horas), E-commerce (24 horas), Digital Branding (24 horas), Relações Públicas 2.0 (12 horas),  Web Analitycs (24 horas), Direito Digital e Propriedade Intelectual (12 horas), etc.

Endereço: http://www.faculdadeidez.com.br

 

 

MINAS GERAIS

Pós-graduação Premium em Marketing Digital

UniBh – MG | 442h

Pré-requisitos: Diploma graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: Seminários em Análise de Mercado Digital, Marketing Digital, Gestão da Informação e do Conhecimento, Planejamento Estratégico Digital, Gestão da Tecnologia e Inovação, Convergência de Mídias, Planejamento de Mídias Digitais, Gestão de Marcas Online, Gestão de Projetos Digitais, Mobile Marketing.

Endereço: Av. Prof. Mário Werneck, 1685 – Estoril – CEP: 30455-610 BH/MG e informações: www.unibh.br

_____________________________________________________

Mídias Sociais e planejamento estratégico de comunicação digital

Newton Paiva – MG | 360h

Pré-requisitos: Diploma graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: Mídias Sociais e Meios Digitais – Sociedade em rede – Convergência e Tecnologia – Gestão e Desenvolvimento de Conteúdo para Meios Digitais – Design, Usabilidade e Arquitetura da informação – Planejamento e Gestão de Comunicação e Mídia em Meios Digitais – Multimídia para Meios Digitais – Marketing para Mídias Sociais – Pesquisa e Mensuração de Resultados em Meios Digitais – Gerenciamento de Projetos Web – Negócios para Meios Digitais – Planejamento e Gestão de E-Commerce – Direito Autoral em Meios Digitais – Metodologia de Pesquisa.

Endereço: www.newtonpaiva.br

ESPÍRITO SANTO

Pós-graduação em Comunicação Integrada e Novas Mídias

UVV – ES | 360 horas

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: Redes de Comunicação e Sociabilidade, Pesquisa e Gestão da Informação, Projetos e Políticas em Comunicação, Comunicação, Imagem e Reputação, Valor Estratégico da Marca, Gestão da Comunicação no Mercado Publicitário, Comunicação e Relacionamento Estratégico (Stakeholders), Gestão do Entretenimento na Comunicação, Modelos de Jornalismo na Internet, Gestão da Comunicação no Setor Público, Mídias sociais: Comunicação e Interação, Metodologia da Pesquisa, Comunicação: Cidadania e Terceiro Setor, Assessoria de Imprensa e Mídia Training, Construção de Plano de Comunicação Integrada

Endereço: http://www.uvv.br/ensino/especializacao/cursoComunicacao.aspx

 

PARANÁ

MBA Executivo Concentração em Marketing Digital e Novas Mídias

Universidade Positivo – PR | 450 horas

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo

Principais Disciplinas: – Redes Sociais – Mundos Virtuais e Realidades Aumentadas – M-marketing – E-commerce em mercados abertos – Uso como ferramenta de comunicação – Planejamento Estratégico Digital – Composição e utilização de ferramentas digitais e novas mídias – Criatividade e Inovação – Inovação e intregração com novas mídias – Comportamento do Consumidor Contemporâneo.

Endereço : http://www.posup.com.br/curso.asp?id=224

_____________________________________________________

 

MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web

Pitágoras pós-graduação – PR | 620 horas

Pré-requisitos: diploma de graduação

Processo seletivo: Análise de currículo e histórico da graduação

Principais Disciplinas: Cibercultura e Redes Sociais, Comportamento do Consumidor On line, Marketing de Relacionamento, Gestão de Marcas em Mídias Sociais e Redes Sociais, Pesquisa de Marketing Online, Inteligência de Mercado e Estratégia Competitiva, Introdução aos Padrões Web e Tecnologias para o Ambiente Digital, Web Metrics, Search Marketing e Otimização para Mecanismos de Busca, Técnicas de Produção e Estratégias de Conteúdo Digital, E-mail Marketing, Mobile Marketing, Planejamento de Marketing Digital e Gestão de Projetos Web.

Endereço : http://www.pospitagoras.com.br/cursos/mba-em-marketing-digital-e-gestao-de-projetos-web

RIO GRANDE DO SUL

Pós-graduação em Redes Sociais, Branding e Comunicação Digital
FACCAT – Taquara – RS | 374 horas

Pré-requisitos: diploma de Curso Superior

Processo seletivo: Análise de currículo e entrevista

Principais Disciplinas: Introdução às Redes Sociais, Semiótica e linguagem hipermidiática, Redes Sociais e organizações, Branding e Redes Sociais, Tecnologias audiovisuais e Redes Sociais, Teorias da comunicação e Redes Sociais, Projeto Final em Redes Sociais – TCC, Seminário I, Seminário II.

Endereço : http://comunicacao.faccat.br/index.php/fique-ligado/informacoes-completas-sobre-o-pos-redes-sociais-branding-e-comunicacao-digital/

Anúncios

28 Comments

  1. Que legal, eu estava pesquisando sobre isso e encontrei esse post, muito bom…
    pena que não tem nenhuma em Brasília… =/
    vou ter que ver uma a distancia..

    Mto bom o post!

    =)

    Responder

  2. Galera, alguem ai tem uma lista das Universidades com pós em Marketing Digital em SP (capital)?
    Alguem tem comentarios sobre a Universidade de São Paulo? É boa para MKT digital?

    Valeuu

    Responder

    1. Oi André, em SP tem também na Eca/Usp e no Senac, acabei de atualizar o post, dê uma olhadinha. Espero que você encontrei uma pós bem bacana.

      Abs,

      Responder

    1. Oi Kayo,

      Até agora não encontrei nenhuma pós em Brasília, se tiver alguma sugestão será bem vinda. Estamos programando lançar uma pós EAD sobre mídias sociais no próximo semestre, quando estiver tudo confirmado te aviso.

      Abraço.

      Responder

      1. Pós em EAD,,quando sair me avise, pois a pós da UVV aki no ES é um lixo .. rss

  3. Oi Danila
    Gostei muito do seu post. Tenho procurado muito e encontro pouquissimas escolas que tenham este curso. Estou em Campinas e estou me vendo sem opção neste segmento….!!

    De qq forma, obrigada pelas informações

    Priscila

    Responder

    1. Oi Priscila,

      Estamos programando lançar uma pós EAD sobre mídias sociais no próximo semestre, quando estiver tudo confirmado te aviso. Acredito que seja uma ótima solução para esse problema da falta de opção presencial.

      Bjs,

      Responder

  4. Oi Danila!

    Obrigada por postar sobre o nosso pós “Redes Sociais, Branding e Comunicação Digital”!
    Valeu! Agora é só torcer para que feche turma!
    Abraços!

    Responder

  5. Oi Danila, se não me engano, a pós da Católica foi em 2007 e não teve turma formada para o inicio do curso… sendo assim, não sei se a universidade ainda segura essa grade, acredito que não. Me corrija caso eu esteja errada. bjos

    Responder

    1. Oi Mel,

      Acabei de dá uma olhada aqui e realmente a informação que usei de base para acrescentar essa pós da Católica é de 2008. Não sabia que não tinham conseguido fechar nenhuma turma. Muito obrigada pela observação.

      Beijos

      Responder

  6. Olá Danila,
    Tenho interesse numa pós online som esta temática. Atuo como jornalista em Maceió e por aqui tem muita gente buscando pós nessa área e como não temos nada por aqui, os cursos a distância seriam os ideais,

    Responder

  7. Oi Danila ,

    Também fiquei interessado no curso de Mídias sociais EAD.

    É certeza que vai haver este curso?

    Esse curso vai ser do tipo que tem algumas sedes em cada cidade onde você assisti as aulas que nem a Estácio é isso? Ou qualquer pessoa com um computador e banda larga vai poder fazer?

    Eu moro em Petrolina – PE , a cidade(capital) mais proxima é Recife. Vai ser possivel que eu faça o curso?

    Grato.

    Responder

    1. Oi Duarte,

      Obrigada por participar no blog. Bem, tudo está caminhando para que o curso ocorra. Não posso te dizer com 100% de certeza pois depende de fatores burocráticos que saem do meu controle. De qualquer forma, te envio e-mail no final do semestre com uma resposta mais exata.

      Abraço,

      Responder

  8. Olá,

    faltou mencionar o MBA Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital, do Cnetro Universitário UNA – Belo Horizonte – Minas Gerais.

    Sobre o MBA
    O MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital é o primeiro MBA do Brasil na área de mídias sociais. Um curso completo para quem quer entender o mundo das possibilidades do meio digital e como aplicar as inovações do universo digital no contexto organizacional. Foi desenvolvido para profissionais que queiram aprofundar seus conhecimentos nas áreas da gestão, comunicação digital e mídias sociais.

    Este universo também estabeleceu um novo rumo para profissionais de comunicação e marketing, que passam a assumir o papel de destaque na alta direção das empresas como gestores da comunicação digital, de mídias sociais e como estrategistas e gerentes nas agências de comunicação. O campo é um grande desafio e abre diversas oportunidades para os profissionais da comunicação e para as empresas.

    Parceria: Bolt Brasil

    Diferenciais
    # Inovador: o curso aborda as últimas tendências da comunicação digital e das mídias sociais;

    # Palestras com renomados profissionais

    # Corpo docente atuante e de renome no mercado

    # Visitas técnicas, oficinas, palestras e participação em eventos da área

    Público-alvo
    Projetado para os profissionais de jornalismo, marketing, publicidade, RP, em preendedores e demais profissionais interessados que precisam adquirir uma compreensão melhor da integração das tecnologias com a comunicação e o marketing digital, compreendendo as inovações em redes sociais e sua conseqüência na comunicação. Os profissionais irão se preparar para obter sucesso nesse novo cenário de muita velocidade, dinamismo e competição.

    Estrutura curricular
    DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM – 192h/a

    # Seminário de Integração
    # Direito Empresarial
    # Gestão de Pessoas
    # Administração de Marketing
    # Tópicos Especiais
    # Administração Financeira
    # Gestão do Conhecimento
    # Empreendedorismo
    # Gestão Estratégica
    # Práticas Empresariais I

    DISCIPLINAS ESPECÍFICAS – 188h/a

    # O cenário e o futuro da WEB 2.0, 3.0 e 4.0
    # Comunicação organizacional e assessoria de imprensa na era digital
    # Marketing Digital
    # Mídias Sociais – Estratégias e Tendências
    # Webwriting, o cibertexto e as novas narrativas
    # Publicidade on-line
    # Mobile Marketing
    # Digital Experience Design e Inovação
    # Web Analytcs e mensuração de resultados em meios digitais
    # Negócios 2.0
    # Planejamento Estratégico de Comunicação em Meios Digitais
    # Métodos e Técnica de Pesquisa
    # Práticas empresariais

    Carga horária: 380 h/a

    – Link Página Facebook:
    http://www.facebook.com/pages/MBA-M%C3%ADdias-Sociais-e-Gest%C3%A3o-da-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Digital/185887698105365

    – Link site:
    http://www.una.br/curso/pos-graduacao-mba-especializacao/mba-em-midias-sociais-e-gestao-da-comunicacao-digital

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s