Audiências na Web 2.0: O valor do pré-click

Todas as metodologias utilizadas atualmente para medir a audiência na internet se concentram unicamente em quantificar o post-click, ou seja, o momento depois que o usuário clica em um link, ou que carrega um site no seu navegador. Com exceção da aplicação de questionário, as outras técnicas não medem o que acontece antes do click e como esse momento afeta as conversões do site. Esse comportamento prévio ao post-click, chamamos de pré-click, como conceituou o Nacho Carnes.

A partir da observação da mudança no comportamento do público na Web 2.0, podemos defender uma das premissas do estudo Social Medias ad Metrics da IAB, traduzido pelo Tarcízio Silva:

“O valor não é derivado apenas da simples distribuição de conteúdo de marca, mas também das interações adicionais que resultam em compartilhamento, participações e propagação desse conteúdo publicitário através dos usuários. Por fim, mídias sociais adicionam outra camada de valor através de sua habilidade de engajar usuários e criar alcance adicional”

Esse estudo apresenta métricas para mensurar o ROI (do inglês Return On Investment) das mídias sociais, que são as protagonistas da Web 2.0. Para respaldar essa afirmação, Ruth Gamero y Ángle Montero apostam que “o poder do cidadão cobra mais importância que nunca graças a extensão do termo 2.0 y a tudo relacionado com o social, chegando a caracterizar-se a própria Web 2.0 como Web social, tanto quanto os canais e ferramentas sobre os que sustentam as mídias sociais”.

Nesse sentido, o conjunto de ações táticas online que compõe nossa estratégia em internet impactam de forma direta sobre a atividade de busca relacionada com a marca no Google e outros buscadores. Todo esse tráfego gerado antes do usuário efetuar o click deve ser contabilizado, pois os internautas que praticam busca de informação antes de acessar o site da empresa são impactado por milhares de mensagens em fóruns, blogs, redes sociais, etc. E, através de um monitoramento constante desse momento que antecede o click é possível saber se a mensagem que foi lançada na campanha de comunicação está sendo bem recebida ou não pelo target.

Se conceituamos a audiência como o público que uma mensagem pode alcançar dentro de um determinado meio, pode-se entender que o público que foi impactado por uma mensagem online antes de realizar o click também compõe a audiência desse meio de comunicação. No entanto, até hoje eles não são contabilizados em nenhuma das metodologias descritas no post Audiências na internet: Imprecisão x Objeto de análise.

Portanto, a quantificação do pré-clic representa uma mudança de paradigma na medição de audiências em internet, é imprescindível que seja desenvolvida uma metodologia eficaz para medir o tráfego existente antes do usuário clicar. Nesse sentindo temos uma iniciativa de Nielsen Online que com seu sistema inovador BuzzMetrics monitora o tráfego existente em torno de uma marca, seguindo as conversações geradas sobre o tema escolhido pela empresa que contrate o serviço.

Anúncios

2 Comments

  1. Danila, ferramentas de web analytics permitem uma avaliação detalhada do pré-click dentro de um site (tempo de permanência, caminhos de navegação dentro do site, áreas mais visualizadas, etc.).

    Bjs.
    Héber

    Responder

    1. Efetivamente Héber, empresas e profissionais de comunicaçao reconhecem a um bom tempo que o pré-click é imprescindível para desenvolver estratégias online, ou para avaliar se a comunicaçao está alcançando o resultado desejado.

      Nesse post me refiro especificamente que nenhuma empresa responsável por medir oficialmente as audiências possuem uma metodologia capaz de medir esse momento e se concentram apenas no post-click. Como é o caso de empresas auditoras como Nielsen, ComScore, OJD, etc.

      Obrigada por sua participaçao.

      Bjs

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s