Estratégias para o Marketing Viral

Para continuar a idéia lançada no post “O Buzz do Marketing Viral”, é necessário expor as estratégias usadas atualmente para estimular a viralidade, que podem ser especialmente interessantes quando as empresas utilizam as diversas ferramentas disponíveis na Web Social. Dentre as estratégias mais utilizadas se destacam:

1 – Passe adiante: Mensagem que anima o usuário a passar a outros. A forma mais simples que pode exemplificar essa tática são as correntes que incluem um pedido para o usuário reenviar a mensagem. Outra forma muito utilizada é incitar a recomendação de um produto, como é o caso das redes sociais que precisam de convite para se tornar membro. (Tuenti, Orkut no início, Spotify)

2 – Viral incentivado: É oferecida uma recompensa por reenviar a mensagem ou por fornecer o contato do e-mail de alguém. Essa tática é mais efetiva quando se requere que um terceiro usuário realize alguma ação. Muitos concursos online oferecem mais possibilidade do participante ganhar dependendo do número de contatos que ele indicar.

3 – Marketing Encoberto: A campanha não é imediatamente identificada, normalmente é apresentada como uma página,  notícia atrativa ou inusitada, mas sem fazer referência clara a nenhuma marca. É uma forma de product placement. A empresa que realiza essa ação de marketing realiza um esforço para que o usuário sinta que fez uma descoberta espontânea ao associação a peça com alguma marca, com a intenção de promover o comportamento de reenvio da informação de forma natural.

4 – Marketing do rumor ou polêmica: Tática que consiste na propagação de anúncios, noticias, ou mensagens que ultrapassam os limites apropriados ou do bom senso. Se busca criar discussões e polêmica que atue como geradora de publicidade ao expandir o rumor boca a boca.

5 –  Base de dados administrada pelos usuários: Utilizam aqueles serviços online que tornam possível os usuários criar listas próprias de contatos, usando uma base de dados oferecida pelo servidor da empresa em questão. Ao convidar outros membros para participar de uma comunidade, os usuários estão criando uma rede de contatos viral e auto-reprodução que crescerá de forma natural. Por exemplo, o Gmail que permite exportar a lista de contato do outlook para a base de dados online do próprio e-mail, a qual será administrada pelo usuário facilitando o envio de informação a seus contatos, aumentando o número de usuários de forma viral.

Todas essas estratégias podem ser consideradas válidas para estimular a viralidade. Não se esqueçam que não existe um método para constituir uma campanha viral desde sua criação, esse é um atributo que é dado a ela pelos usuários. Sendo assim, fujam de agências que  prometem criar um viral, os esforços são idôneos, mas a promessa é falsa. Não existe um método que garanta que o Buzz será gerado.

Anúncios

4 Comments

  1. Hola buenos dias! Me gusto mucho los comentaria referente Estratégias para o Marketing Viral…Pues tudo al nuetros alrededor esta la diferenza de saber diferencia ..oque realmente se ouede sacar de lucro para nuestro dia dia …y asi vivir con mas amor en la vida …
    Un Saludo Danila pues aparti de ahora quiero esta mas aparte destas informaciones tan valoradas al dia dia..

    Un Cordial saludo…Duda

    Responder

  2. Fiquei impressionado com o blog… Muito bom mesmo! Para mim que sou um comunicador posso dizer que é raro ver um blog voltado para a comunicação tão bom quanto este. Parabéns!

    Responder

    1. Muito obrigada, fico feliz com isso. São comentários como o seu que me estimulam a me dedicar cada dia mais a elaborar conteúdos de qualidade.

      Espero que siga acompanhando o blog.

      Bjs

      Responder

  3. O marketing viral é uma estratégia muito interessante, no entanto, nem sempre ele surte os resultados esperados. Um dos virais mais assistidos no ano passado da marca Evian (dos bebês andando de patins) não trouxe os resultados esperados à sua empresa, que teve queda no seu faturamento ano passado. Há de se considerar, também, o fator crise, que afetou diversos países.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s