O Buzz do Marketing Viral

O marketing viral é uma estratégia de marketing que, mediante processos de auto-reprodução viral, que tem uma certa similaridade com o processo de propagação de um vírus informático, explorando as relações que se estabelecem em redes sociais já existentes para produzir um aumento exponencial na difusão de uma mensagem. (Silveira, 2008). Desse modo, as campanhas de Marketing Viral costumam ter cobertura da mídia mediante a difusão de histórias insinuantes, com o apoio da idéia de que os usuários distribuirão conteúdos divertidos e interessantes.

Não podemos esquecer do papel dos denominados “centros de redes”, ou seja, usuários que se comunicam mais que uma pessoa normal para comentar um produto. São os tradicionalmente conhecidos como lideres de opinião. Esses centros de redes criam vínculos entre seu sistema local e o mundo exterior, até que a mensagem atinja, em um curto espaço de tempo, um grande número de pessoas.

Também se utiliza o termo Buzz Marketing como equivalente ao Marketing Viral, devido ao fato que buzz é uma palavra inglesa que significa zumbido, e para que uma mensagem se propague rapidamente de “boca a boca” é necessário criar um buzz de que todo mundo fale.

Funciona ao modo de uma recomendação e graças a ela é possível aderir a nossa cartela de clientes um cliente mais. Sendo assim, uma recomendação de um produto feita de amigo a amigo implica confiança e credibilidade já que acima de acreditar no produto e seus benefícios, o consumidor potencial apoiará a compra na confiança depositada na pessoa que indicou.

O Buzz envolve os seus destinatários, seduz, evolui nas mãos dos usuários, que a partir da recomendação, persuade outros consumidores.

“Una campanha de marketing não pode ser chamada de viral antes de ser lançada. “Viral” é um adjetivo que uma campanha ganha quando os usuários se apropriam dela, participam, comentam, e distribuem. O valor cresce com o uso, se reforçando quando se multiplica.” (Aguado, 2009)

Está técnica está mais baseada na criatividade  do que no investimento de grande quantias de dinheiro, a tecnologia e a internet supõe um meio ideal para por em prática esse conceito de marketing.

Leia mais no post: Estratégias para o Marketing Viral

Anúncios

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s