Análise do mercado das mídias sociais

Entender a situação do mercado atual dos sites de redes sociais é fundamental para elaborar argumentos convincentes aos anunciantes para que suas marcas tenham uma presença ativa nas redes sociais. Não só é importante identificar os benefícios que podem ter, como também os pontos negativos e obstáculos que podem enfrentar ao estreitar o relacionamento com seus seguidores e admiradores. Com o intuito de verificar o que as empresas enfrentam no mercado das redes sociais, listo abaixo quais são as potencialidades e fragilidades desse canal de comunicação.

POTENCIALIDADES

1 – Alto crescimento quantitativo na utilização das redes sociais

A facilidade de acesso à Internet reverberou no aumento do número de usuários das redes sociais. Seria interessante explorar essa questão para fazer este crescimento quantitativo se transformar em qualitativo.

2 – Alta segmentação

Por possuir cadastro com informações dos perfis dos usuários, é possível obter dados sobre o comportamento psico-social, tais como idade, sexo, preferências e, em particular assuntos que lhes interessam, essas informações podem ser encontradas nos temas tratados nas comunidades que cada um deles participam. O conhecimento dos usuários é de grande importância para os anunciantes que procuram um público cada vez mais segmentado, visando a comercialização e publicidade mais eficiente.

3 – Acompanhar padrão de navegação do usuário (tracking)

É possível traçar um rastro da navegação de cada um dos usuários dentro da rede social analisada, é o que chamamos de Behavioral Targeting. Ou seja, é possível descobrir o momento exato que cada usuário está acessando um determinado componente, seja de vídeo, fotos, fóruns, comunidades, APP, etc.

4 – Verticalização

Em relação à segmentação das audiências e a capacidade de analisar os perfis de usuário, encontramos a possibilidade de construção de redes sociais verticais que se especializam em um assunto muito específico. Estas redes podem fornecer uma importante fonte de informação e entretenimento aos participantes e fans de um determinado tema. Seria, portanto, dar aos usuários exatamente o que eles consomem, a fim de estabelecer uma comunicação eficaz, permitindo que os anunciantes tenham um retorno significativo.

5 – Tendência a  fidelização pelo custo de deslocamento para outra rede social

Mover-se de uma rede social a outra significa um custo (tempo) para os usuários criarem um novo perfil, que é trabalhoso, no sentido de efetuar nova busca de contatos que tinha na antiga rede. Portanto, é mais interessante para os usuários manter seu perfil atualizado nas redes que já são usuários ativos, por dispor de informações pessoais como fotos, vídeos, contatos, mensagens, etc. Isso gera uma tendência a fidelização devido ao tempo que deve ser desprendido para reconstruir uma história “nova” em outra rede.

6 – O usuário é produtor e distribuidor de conteúdos

Uma das maiores atrações da Web 2.0 é a possibilidade oferecida aos usuários publicar seus próprios trabalhos sobre diversos temas de interesse público. Embora o modelo de meios de comunicação tradicional é unilateral (o meio foi o remetente da mensagem e o público ou audiência foi um mero receptor), as redes sociais permitem que um modelo de comunicação bidirecional no qual os usuários podem publicar conteúdo criado por eles ou pode favorecer a agregação de conteúdo criado por outros.

7 – Agrupa entretenimento e informação

As redes sociais são caracterizados por uma combinação de elementos informativos com entretenimento.

8 – Os usuários são geradores de opinião

Ao produzir conteúdo, o usuário também gera opinião diferente para discutir as suas opiniões sobre as notícias abrangidos na rede social. Este, por sua vez, permite uma certa liberdade de expressão que outros meios de comunicação oferecem em menor grau.

9 – Recomendação de produtos

Os usuários tornam-se os prescritores real de marcas e produtos. Certas práticas de publicidade, tais como marketing viral, ou atividades relacionadas, como compras em Social Shopping têm incentivado os usuários a se informar através de outros para recomendar ou aconselhá-los sobre a sua decisão de compra.

10 – Acesso através de várias plataformas

Banda larga e o fácil acesso a Internet têm permitido o uso das redes sociais através do computador, mas também por outras plataformas, como ipod, ipad, iphone, smartphones, etc.

11 – Cadastro voluntário

Os usuários se cadastram nas redes sociais voluntariamente, isso gera uma predisposição a “ver com bons olhos” qualquer recurso ou novidade lançada por essas redes.

12 – Imagem de marca

Transparência e compartilhamento de informações em redes sociais são aspectos positivos para as empresas que sabem como utilizar este novo canal para construir uma boa reputação corporativa. O colapso da hierarquia, faz com que o consumidor se senta mais perto da marcar.

13 – Interação Social

Embora até recentemente a Internet e computadores fossem considerados elementos que mantinham os usuários isolados da sociedade, as redes sociais têm sido um mecanismo inédito para a recuperação de velhos amigos, em manter relações à distância, para unir os laços familiares, etc

FRAGILIDADES

1 – Privacidade

O uso de perfis de redes sociais causam desconfiança entre usuários e também em setores importantes da sociedade.

2 – Grande similaridade de recursos em todas as redes sociais

As redes sociais oferecem aplicações de tipos similares, que ocorrem principalmente nas redes generalistas, que têm uma tendência a copiar-se mutuamente, nos oferecendo serviços similares. Com eles, não se pode distinguir claramente qual é a vantagem de pertencer a uma rede ou a outra.

3 – Baixo controle da marca

É impossível controlar o que é dito sobre a marca. No caso de marketing viral, é difícil controlar a informação, crescendo, espalhando-se sobre uma certa marca.

4 – Direito a propiedade intelectual

Com um terminal de computador e uma conexão à Internet pode acessar qualquer trabalho, mas a maioria destes casos ocorre o acesso sem a devida autorização dos titulares.

5 – Desvalorização dos anunciantes

A Internet como um todo tem um custo de impacto mais baixo que na mídia tradicional, mas em redes sociais, como ainda não existe um modelo de negócio comprovadamente viável, os preços variam muito e os preços dos anúncios são baseados em padrões que não respondem a potencialidade  desse canal.

6 – Os formatos publicitários precisam ser melhor desenvolvidos

Os novos formatos devem ser orientadas a oferecer o que o usuário está interessado, sem sobrecarregar de informações que poderiam ser consideradas irrelevantes.

7 – Falta de segurança da sociedade para comprar através da internet

O social shopping é uma modalidade de comércio eletrônico em que os clientes consomem o produto ou serviço e ambiente de rede social. Embora seja uma prática que está se tornando mais disseminada, ainda existem algumas reservas por parte dos usuários com relação a realizar a compra online.

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16 Comments

    1. Oi Cangaceiro,

      Desculpa se me equivoquei no termo, na verdade nao estou segura se essa é a palavra certa. Se você tiver uma sugestão melhor eu te agradeceria muito.

      Obrigada pelo comentário.

      Abraços

      Responder

    2. Ah, o seguimento é de seguir, e não de segmentar. Mas, mesmo assim não estou segura se é essa palavra que se usa em português quando nos referimos a seguir o comportamento de navegação do usuário.

      Abs,

      Responder

    3. Cangaceiro,

      Existe a forma “segmento” de parte, setor (segmento comercial, segmento religioso), e existe a forma “seguimento”, que é o ato de seguir, dar sequência ou continuação – serve também para o efeito de seguir alguém nas mídias/redes sociais.

      Viu, Danila?

      Abraços,
      @New_Alexandria
      Escritor, editor, revisor

      Responder

    1. Obrigada Fabiana,

      A palavra existe, e significa a mesma coisa de rastreamento. Mas, se o pessoal achou o termo estranho é porque nao é muito usual, vou mudar agora.

      Beijo grande.

      Responder

  1. Bom dia Danila, esqueceste de traduzir “Derecho de la propiedad intelectual”. De qualquer forma o artigo é interessante e valeu a visita, obrigado por compartilhar. Você trabalha diretamente com análise e métricas em mídias sociais? Se sim, adicione-me ao seu twitter (@zionnsp) para trocarmos umas figurinhas. Abs

    Responder

    1. Obrigada Renner,

      Reviso mil vezes antes de postar, mas sempre me passa algo. Seguimos em contato pelo twitter.

      Abraço

      Responder

  2. Parabéns Danila.
    O seu artigo está muito bom.
    Eu também tenho um blog onde escrevo sobre o assunto.
    Vamos trocar idéias.
    Lembre-se: “Quem não tem capacidade para fazer, fica apenas tentando encontrar erros no que os outros fazem”.
    Até mais!

    Responder

  3. Danila

    Análise muito intressante, obrigado por compartilhar. Estou no twitter te acompanhando (espero que sim, só achei uma danila dourado lá).
    P.S. Posso colocar a análise de forma resumida nos meus grupos no linkedin?

    Abs.

    Responder

    1. Bom dia Amauri,

      Muito obrigada, também estou te seguindo no twitter. Quanto a referência no Linkedin, fique a vontade.
      Depois me passa o link para que eu possa dar uma olhada.

      Abs.

      Responder

  4. Muito bom o seu artigo Danila! Só senti falta do uso de métricas como uma vantagem das redes sociais. Acredito que saber o que o consumidor está falando (de mal ou bem) é uma vantagem competitiva importante para a empresa.

    Abs

    Responder

  5. Nada como um visão de marketing sobre um assunto geralmente discutido sem muito aprofundamento. Um levantamento cuidadoso sobre as Mídias Sociais. Parabéns, Danila. Ótimo trabalho. Se me permite, gostaria de acrescentar ainda a deficiência educacional do Brasil como uma ameaça ao Crowdsourcing, ou inteligência coletiva, que pode ser a característica mais importante do desenvolvimento das Mídias Sociais no mundo. Países desenvolvidos já estão “pensando juntos” e melhorando empresas, produtos e sociedades através da inteligência coletiva. Precisamos de uma educação melhor em nosso país para desenvolver-mos melhores conceitos em todos setores, principalmente na urgência colaborativa do Social Media.

    Responder

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