A verticalidade das mídias sociais

São redes sociais que tratam de temas específicos, e que por isso, consegue engajar usuários que possuem os mesmos hábitos de consumo e de ócio. O termo vertical remete a qualidade no perfil dos usuários, ou seja, todos estão interessados no tema central da comunidade em questão, ao contrário das redes generalistas ou horizontais que visam a quantidade de perfis cadastrados. Com essa verticalidade é possível se aproximar com mais fidelidade do perfil desejado. Essa é uma das razões pela qual os anunciantes consideram que esse tipo de rede social possibilita um maior retorno, tanto em termo de rentabilidade quanto de eficácia, para suas campanhas de comunicação digital devido à alta segmentação do público usuário. Javier Celaya acredita que por essa razão as redes especializadas terão mais sucesso a médio-largo prazo, já que agregam a pessoas que querem dividir experiências e recomendações com outras pessoas que possuem os mesmos gostos.

As principais redes sociais verticais vão mais além da publicidade tradicional como principal via de faturamento, apostam também em serviços de valor agregado como envio de SMS com alertas, redirecionamento de tráfego ou patrocínio de eventos e grupo de interesses dentro da própria rede.

Criar uma rede social hoje em dia não requer grandes esforços, existem ferramentas como Ning, Grouply, Grou.ps que permitem a qualquer usuário, com menor conhecimento de programação, criar uma comunidade com essas características. Contudo, para empresas que pretendem gerar negócio através dessa estratégia, não basta apenas criar uma rede focada na temática da marca, o mais importante é saber administrar. Estimular à conversão, realizar um monitoramento intenso, entender de métricas para avaliar o ROI, saber elaborar bem os conteúdos para otimizar para os buscadores, ou seja, é uma tarefa para um profissional.

Abaixo listo algumas das redes verticais que encontrei no Wikipedia:

Autores – Site de leitura. Autores, escritores, artistas, expõem seus trabalhos. Existe a possibilidade de comunicar-se com outros autores ou leitores. Forma de acesso: Aberta

Skoob: Rede social reúne pessoas interessadas em livros. Forma de acesso: Aberta

AtePassar: É uma rede social com fins educacionais focado no público que presta concursos públicos.

Banco do Plantea – A comunidade para se informar e compartilhar soluções a desafios socioambientais. Forma de acesso: Aberta

Baser% – Site direcionado aos skatistas brasileiros. Uma iniciativa da revista CemporcentoSKATE, para preservar a união dos skatistas. Forma de acesso: Aberta

CampiDigital – É uma rede de aprendizado em comunicação digital. Investe na inteligência coletiva para proporcionar a melhor experiência de aprendizado em marketing, comunicação e mídia digital.

DigiForumRede Social, Comunidade em formato de Portal e Fórum sobre Câmeras Digitais e Fotografia em Geral – Tutoriais e Estudos sobre fotografia – Comunidade de Fotógrafos Profissionais e Amadores – Ponto de encontro de FotoClubes. Forma de acesso:  Aberta com confirmação de registro pelo próprio usuário

EbaH- Rede social de estudantes universitários no Brasil – Compartilhamento de arquivos acadêmicos. Forma de acesso: Aberta

E-beatz – Rede social apenas para pessoas que curtem música eletrônica. Forma de acesso: Aberta

FilmowRede social para cinéfilos. Forma de acesso: Aberta

Mixme- Comunidade de Música. Forma de acesso: Por convite

Porkut – Rede social criada para torcedores do Palmeiras. Forma de acesso: Aberta

Ponto de Encontro-Educadores em rede – Ponto de encontro de professores Desconhecidos. Forma de acesso: Aberta

Super Consurseiros- Rede social de concurseiros (candidatos a concursos públicos) com notícias, fóruns, troca de material didático, comunidades, rankings, etc. Forma de acesso: Aberto

Veia Social: Rede Social de Doadores de Sangue. Forma de acesso: Aberta

O Livreiro: Uma rede social para quem gosta de ler: http://www.olivreiro.com.br.

Icecreen: voltado para os fãs de séries de TV, no http://www.icecreen.com

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11 Comments

  1. Olá, Danila.

    Amei o post, mas gostaria de entender mais sobre as “métricas para avaliar o ROI”…Como faço? Tem sites, artigos para me indicar?
    Podes explicar melhor em algum p´roximo post, ou em responder por e-mail, mesmo?
    Pretendo entrar nuam especialização ao mestrado na área de Redes Sociais, mas ainda tenho muitas dúvidas…Se puder me ajudar, agradeço.
    Obrigada.
    Elisete

    Responder

    1. Obrigada meninas. Já adicioneu as duas sugestoes ao post.

      Valeu Marisa por chamar o pessoal.

      Bjsss

      Responder

  2. Olá Danila,

    Ótimo post sobre o assunto ! Vale ressaltar ainda que, uma ação envolvendo redes sociais necessita também em estabelecer contato com os líderes de cada comunidade, bem como no monitoramento das menções de suas marcas na rede.

    Responder

  3. […] A verticalidade das Redes Socias – São redes sociais que tratam de temas específicos, e que por isso, consegue engajar usuários que possuem os mesmos hábitos de consumo e de ócio. O termo vertical remete a qualidade no perfil dos usuários, ou seja, todos estão interessados no tema central da comunidade em questão, ao contrário das redes generalistas ou horizontais que visam a quantidade de perfis cadastrados.  Com essa verticalidade é possível se aproximar com mais fidelidade do perfil desejado. […]

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