Mobile Marketing: materialização da convergência

Estamos presenciando um crescente interesse das empresas e profissionais de comunicação pelo Mobile Marketing, mas a final, o que quer dizer isso? No libro en blanco de Marketing en móviles, Díaz conceituou esse termo como sendo a utilização das plataformas de telefones e terminais móveis que, se apóiam em mensagens SMS, MMS, e em conteúdos especialmente desenvolvidos para essas plataformas. Geralmente tem como objetivos desenvolver ações interativas com fins comerciais, promocionais e de comunicação institucional.

Esses objetivos podem ser sintetizados em duas estratégias: 1) Incrementar a imagem da marca e suas vendas. Neste caso, se trata de direcionar o tráfico ao ponto de venda, promover testes de produtos e realizar campanhas de comunicação direta e personalizada a usuários que solicitaram previamente receber informação da empresa; 2) Conseguir fidelizar o consumidor final. Indicado em campanhas de fidelização por ser um meio de fácil utilização para os usuários, com alto nível de penetração na sociedade atual e que permite interação entre o cliente e a marca.

Essas estratégias conseguem um alto nível de interação com o consumidor final, a mensagem é comunicada de forma ágil, e a resposta do consumidor poder ser medida rapidamente.

Em termos de taxonomia, poderíamos dizer que o Mobile Marketing é uma tática dentro do Marketing One to One, por ser capaz de segmentar os usuários até a individualização, podendo chegar a muitos indivíduos, e propagar as mensagens através de redes sociais. No entanto, em palavras de Jaokar e Fish, essa convergência de plataformas, que reverbera na utilização das redes sociais, “não é mais que a materialização de um dos princípios da Web 2.0 descritos por O`Reilly: o software (incluindo qualquer aplicativo web) não se limita a um só dispositivo”.

Campanhas de Mobile Marketing

Dentro dos formatos publicitários do Mobile Marketing se destacam: SMS Wap-Push, MMS, SMS 2.0 (similar ao messenger para PC), conteúdos multimídia (imagens estáticas, ringtones e mp3, vídeos), jogos, App`s e códigos bidimensionais.

Exemplo de APP : Está no ar no DoubleDrink

Fig. 1 – Exemplo de APP : Está no ar no DoubleDrink Fuente: Blog do Leonardo Xavier

Por outra parte, existem dois tipos de campanhas a ser realizadas:

Push: As ações de marketing partem das empresas, que tenta conseguir um contato direto com o consumidor, por isso elas iniciam a ação procedendo de um envio de mensagem com publicidade ou informação aos usuários registrados.

Fig. 2. – Venda de passagens através de loja virtual acessível através de dispositivos móveis.

Pull: São campanhas cujo a principal característica é que se busca incitar o consumidor a iniciar uma ação de contato através do celular. Ele envia uma mensagem previamente para receber uma informação útil. O anunciante difunde um número curto de SMS premium através de meios de comunicação massivos, como pode ser revistas, jornais, radio ou na própria embalagem do produto. Dessa forma se incita ao cliente potencial a participar da ação de marketing.

Fig.: 3 – Promoção que convida os usuários a enviar um SMS

Essas campanhas, normalmente representam um grande negocio baseado no modelo Fremium de rentabilidade, parte do conteúdo é gratuito e logo se o usuário deseja, pode pagar outros níveis de acesso a informação. O êxito desse tipo de negocio, e a facilidade que apresentam para ser integrados em campanhas de Marketing Online e Offline, fazem que sejam ferramentas interessantes para qualquer tipo de ação que busque recompensar ou incentivar o cliente. Por isso, o Mobile Marketing vem se destacando como a grande tendência da comunicação atual, junto com um dos seus principais recursos, a geolocalização.


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