Relatório de Monitoramento: 1º debate dos presidenciáveis na internet

No dia 18 de agosto, foi realizado 1º debate político na internet brasileira, transmitido ao vivo pela Folha/Uol. Participaram os três candidatos à presidência que possuem no mínimo 10% de intenção de votos, de acordo com pesquisas do Datafolha: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Segundo dados do UOL, o debate foi acessado em 170 países, foi transmitido simultaneamente  em mais  de 80 sites e contou com aplicativos para dispositivos móveis. Dois dias após o debate, já ultrapassava 1,7 milhão de acessos – número que só tende a crescer, visto que os vídeos continuam disponíveis na internet.

Esses dados comprovam a importância desse debate para o fortalecimento da democracia digital em nosso país. Por isso, resolvemos na PaperCliQ realizar um monitoramento para comprovar o Buzz existente sobre o debate. Pensamos que poderíamos ir além do Twitter e expandir a análise para um ambiente interacional mais complexo, como é o caso dos blogs.

Porque monitorar Blogs?

O Brasil possui aproximadamente 70 milhões de internautas (IAB Brasil). Dos que acessam a internet em suas residências, 51% têm o costume de ler blogs (IBOPE/NetRatings), e 15% dos moradores de áreas urbanas fazem/atualizam blogs ou fotoblogs (CETIC.br). São pessoas comuns que publicam conteúdo diversificado todos os dias, expressando suas opiniões e ideias para quem quiser lê-las.

O fato de já termos o resultado do 1º turno das eleições 2010 não minimiza a importância de mensurar ações estratégicas pontuais e que, inclusive, gerou um grande diálogo transmidiático (textos veiculados em jornais e revistas foram bastante reproduzidos por cidadãos comuns dentro da rede).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s