Gestão das Mídias Sociais: Ciclo de trabalho

Como gerir as mídias sociais para manter uma comunicação efetiva?

 

Está é uma grande dúvida que paira sobre as mentes pensantes interessadas em se posicionar no universo online. Em uma busca rápida pela internet, é possível ter acesso a algumas fórmulas ou conselhos que potencializam a presença digital. No entanto, antes de decidir como irá utilizar os sites de redes sociais é imprescindível identificar os objetivos do seu negócio, e, a partir disso, estabelecer o propósito da utilização desses recursos para potencializar o alcance dos objetivos gerais. Nesse sentido, entende-se que a manutenção dos perfis nas mídias sociais deve estar em consonância com o objetivo maior que a organização pretende alcançar.

 

Com intuito de traçar alguns direcionamentos de atuação, elaborei uma proposta para guiar o ciclo fundamental de trabalho nas mídias sociais. Este ciclo é composto de 6 etapas, todas consideradas essenciais para a obtenção de um resultado positivo.

Para um maior entendimento de cada etapa, descrevo abaixo os principais objetivos de cada uma delas:

 

1 – Verificar a reputação online da marca

  • Identificar se a imagem comunicada está em consonância com imagem percebida pelos usuários
  • Observar sua prática enquanto marca
  • Compreender como é possível estreitar os laços com os consumidores

 

2 – Identificar o público-alvo

  • Necessidades – Quais são as necessidades de informação e engajamento das pessoas que você quer impactar?
  • Os canais preferidos – Onde é que os usuários navegam e quais são as influências mais fortes?
  • Tipos de Mídia – Identificar se há um tipo de mídia preferido. Pode ser muito mais eficaz para estimular o engajamento e compartilhamento de conteúdo. O vídeo é popular, mas nem sempre apropriado, existe uma infinidade de formatos.
  • Comportamentos Sociais – Os clientes criam, compartilham ou apenas observam? Será que eles se comportam de forma diferente em cada mídia social?
  • Métodos de preferências de comunicação são muito importantes. Um tweet pode ser bem aceito com algumas pessoas, enquanto outros preferem uma mensagem privada ou e-mail.

 

3 – Analisar os concorrentes

  • Verificar posicionamento online dos concorrentes
  • Produção de conteúdo realizada por eles
  • Tipos de interações
  • Público que eles atingem

 

4 – Estabelecer os objetivos de comunicação

O professor Mitsuru Yanaze estabelece um modelo de categorização dos 14 possíveis objetivos de comunicação que uma organização pode ter, eles influenciarão a definição de estratégias e canais utilizados, são eles:

  • Despertar consciência
  • Garantir identificação
  • Levar à decisão
  • Chamar atenção
  • Criar desejo
  • Efetivar a ação
  • Obter fidelidade
  • Suscitar interesse
  • Suscitar expectativa
  • Manter a satisfação após-ação
  • Gerar disseminação
  • Proporcionar conhecimento
  • Conseguir a preferência
  • Estabelecer Interação

 

5 – Selecionar mídias sociais

As possibilidades são infinitas, por isso é necessário buscar as mídias sociais que mais se adéquam aos objetivos de comunicação, assim como ao público que pretende atingir.

 

6 – Produção de conteúdo relevante

  • Adequação da produção de conteúdo
  • Mapear conteúdos relevantes para o público
  • Ampliar alcance das mensagens, participação contínua em outros ambientes digitais
  • Integrar comunicação digital

 

Seguir esse ciclo é fundamental para obter resultados satisfatórios com a manuntenção de presença online. Vale ressaltar que esse ciclo precisa ser retroalimentado constantemente, obedecendo à dinâmica do mercado que está em constante transformação. Por outro lado, é necessário realizar um monitoramento constante para identificar novas demandas, o qual também ajudará na avaliação dos resultados obtidos nas mídias sociais.

 

Esse conteúdo faz parte da aula sobre estratégia de comunicação em mídias sociais, ministrada no curso Gestão Avançada das Mídias Sociais. A aula completa pode ser acessada no slide abaixo:

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