Agência criativa tem que somar estratégia com resultado

estratégia e resultadoQue o nosso mercado é dinâmico e que carece da formatação de alguns padrões para que todos os atores desse cenário possam transitar com mais organização e credibilidade, todo mundo já sabe… O que não se tem muito claro ainda são os tipos de prestadores de serviços que existem no universo da comunicação digital. Essa é uma preocupação de muitas entidades do mercado, e foi na tentativa de fazer alguma evolução nesse aspecto que a IAB Spain lançou o ABC de Agência Criativas Digitais.

Esse documento traz a preocupação de atender as contas dos clientes que buscam por um bom posicionamento online, incorporando talento criativo e equipes multidisciplinares como diferencial estratégico. Vamos tentar aproximar essa percepção do nosso mercado aqui do Brasil, líder da América Latina em investimento em publicidade digital. Nosso País, sendo a sexta economia mundial, foi responsável por mais da metade dos gastos em publicidade digital na América do Sul, com uma cifra de mais de US$18 bilhões em compra de mídia nesse canal. O Censo Digital da Abradi constatou que as agências digitais brasileiras devem faturar R$3,3 bilhões em 2014, apresentando um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Números como esses desbancam qualquer dúvida sobre a atratividade do mercado de comunicação digital, não é mesmo?

Não é por menos que, atualmente, existem diferentes formatos para oferecer esse leque de serviços às marcas. Essa variedade vai da terceirização da produção de APPs, sites e peças interativas por agências digitais produtoras, passando por agências tradicionais que incorporam núcleos digitais, até agências digitais especializadas em redes sociais ou mobile, para exemplificar os tipos de serviços que se podem encontrar nessas empresas.

E em qual desses grupos a Moringa se situa? Somos uma agência digital criativa. Isso quer dizer que temos capacidade de oferecer a nossos clientes ideias líquidas que se adaptam a diferentes formatos. Nossas ideias nascem do digital, mas seu desenvolvimento abarca várias plataformas: mobile, vídeos, eventos, materiais impressos etc. Entendemos que o meio é apenas o canal que entrega a experiência para os consumidores dos nossos clientes.

Pensando nisso, temos como principal guia de operação da nossa agência cinco frentes estratégicas, que são:

  • Timing e relacionamento: o timing é o tempo certo para lançar a ação, a fim de que provoque um maior envolvimento e fomente a experiência entre marca e usuário. É a partir do timing correto que se mantém um relacionamento ativo com os internautas.
  • Conteúdo: o conteúdo precisa ser relevante o suficiente para despertar o interesse do usuário, estimulando o engajamento do target e fazendo com que o relacionamento com a marca seja duradouro.
  • Resultados em tempo real: é muito importante saber analisar e interpretar as grandes quantidades de informação geradas no entorno digital, já que as marcas que investem em análise web abarcam uma avalanche de dados sobre o comportamento dos seus consumidores e contam com pontos de referência sólidos para mudanças de estratégia ou criação de futuras campanhas.
  • Centralizar as estratégias: outros meios de comunicação podem ser responsáveis por desencadear, mas é fato que o destino final do consumidor em busca de mais informação sempre será a web, seja por meio de um site, seja por meio de uma rede social.
  • Equipe de trabalho: as constantes mudanças tecnológicas obrigam os profissionais que trabalham com comunicação digital a ter perfis polivalentes e com amplo nível de conhecimento e recursos tanto técnicos quanto criativos.

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