Socorro Linkedin, me ajude a ter uma carreira de sucesso

“A capacidade pouco vale sem oportunidade.” Napoleão Bonaparte

Que o Brasil está em crise todo mundo está cansado de saber, agora como podemos nos sobressair e conquistar o nosso lugar ao sol na janela é que é a dúvida eterna. Pensando nisso, resolvi escrever esse post com dicas sobre como se destacar como profissional em um dos piores cenários que o país já enfrentou: crise política que trava os investimentos em diversas áreas e vagas de trabalho escassas (quando surge alguma coisa é muita oferta de profissionais para uma baixa demanda, o que acabou aumentando o poder de barganha das empresas impactando em uma redução de salário em muitos cargos). Em época de vacas magras só a qualificação já não é suficiente, é preciso ter um posicionamento diferenciado para aproveitar melhor as oportunidades.

Quando queremos construir uma carreira temos que primeiro traçar os nossos objetivos profissionais, aqui é importante definir metas a curto, médio e longo prazo. É claro que o planejamento será um guia e as circunstâncias mudam, mas sem direcionar esforços no alvo certo, é impossível ter sucesso. Lembre que William Shakespeare sabiamente disse que “todos os caminhos estão errados quando você não sabe aonde quer chegar.”

Para construir um bom posicionamento no mercado, o Linkedin é uma rede social eficaz que pode nos ajudar a COMUNICAR diversas competências comportamentais que são requisitadas nas melhores empresas: automotivação, comunicação efetiva, busca por conhecimento e relacionamento interpessoal.

Sei que o Linkedin não é lá nenhum exemplo de usabilidade, me perco muitas vezes na navegação, mas ela tem recursos fantásticos que vão muito além da sessão dedicada as vagas, que é bem trivial por usar um formato muito parecido com um site desses qualquer que anuncia vagas de empregos. A rede trás possibilidades incríveis para fazer um network ativo, te ajudar em uma análise comportamental e no seu marketing pessoal. Listei os que mais me encantam:

  • Seguir as empresas que são referências na sua área de atuação: acompanhar o que elas estão fazendo de bom, novos clientes, ações de divulgação e até mesmo as vagas disponíveis.
  • Entender o perfil dos profissionais: por meio de uma análise dos perfis (currículo + publicações + network) que estão em uma empresa que você quer trabalhar, você consegue aferir características que são decisivas na contratação, e se preparar para quando chegar o momento de concorrer a tão sonhada vaga.
  • Acompanhar os principais profissionais da sua área de atuação: é muito importante você saber o que esses profissionais valorizam porque normalmente eles têm grande poder de influencia nas decisões de contratação. Sendo assim, é importante você entender as conexões (grupos e atividades) para ter indícios do círculo de profissionais que ele faz parte e os temas que são relevantes para ele.
  • Participar de discussões em grupos: os grupos são fundamentais para participar de debates, demonstrando seu nível de conhecimento e poder de argumentação. Normalmente as pessoas que se reúnem em um grupo, compartilham do mesmo interesse e conseguem avaliar se os seus argumentos tem fundamentos ou não. O profissional com bom conhecimento técnico sempre se destacará no grupo.
  • Participar do pulse (publicar, comentar, compartilhar): o pulse é ótimo na gestão de conhecimento, normalmente os artigos são escrito por profissionais que dominam um assunto e enriquecem com atividades relevantes. Além disso, ao publicar e ou comentar publicações do seu interesse, você tem a oportunidade de se posicionar sobre temas da sua área apresentando a sua visão e compartilhando as suas experiências. Uma ótima fórmula para conquistar a empatia e demonstrar o seu conhecimento.

Outras redes sociais também permitem que você use algumas dessas estratégias para se posicionar profissionalmente, mas sem dúvida o Linkedin por se uma rede focada nisso, é o local mais adequado para ampliar suas possibilidades.

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